sexta-feira, 26 de julho de 2019

SEMED inicia o curso competências básicas através do Programa Formação Pela Escola

A Secretaria Municipal de Educação através da tutoria do Programa Formação Pela Escola, realizou nos dias 25 e 26 de julho respectivamente, na Subsecretaria em Luziápolis e no Laboratório de Ensino Aprendizagem - LEA, o primeiro momento do Curso Competências Básicas, direcionado pela professora Marice Rocha Barbosa.

O curso faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos/as agentes e parceiros/as envolvidos/as com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Participam do curso: técnicos/as da SEMED, gestores/as escolares, professores/as, auxiliares de turma, outros/as servidores/as, conselheiros/as e comunidade.

Com o curso Competências Básicas será possível levar informações sobre as políticas públicas na área da educação, conhecer como se dá o financiamento dessas políticas e destacar o papel do FNDE no apoio a efetivação das mesmas. Outro ponto a ser discutido é identificar como a sociedade pode realizar o acompanhamento e o controle social dos recursos públicos destinados à educação.

A proposta do curso é disponibilizar conhecimento acerca das políticas educacionais, para que haja maior entendimento sobre os programas, ações e projetos do FNDE e os rumos da educação no país e no município, de modo a incentivar na construção da cidadania de maneira efetiva. 

"É preciso ampliar nossa visão, aprofundar nosso conhecimento para que possamos atuar cada vez melhor em nossos espaços de trabalho. Nossas experiências precisam está sempre associadas a uma atualização de informações que possam favorecer o desenvolvimento de uma educação de qualidade e este curso irá nos possibilitar uma compreensão sobre os principais programas e ações educacionais", ressalta a professora e diretora adjunta Maria Quitéria da Silva.
 

Nenhum comentário: