sexta-feira, 26 de julho de 2019

Alunos dos 1º e 2º anos participam de avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou nos dias 24 e 25 de julho a aplicação das Avaliações do Programa Mais Alfabetização. As provas foram realizadas em 09 escolas da Rede Municipal de Ensino para estudantes dos 1º e 2º anos cadastrados na Adesão do Programa de Ensino no ano de 2018.

As avaliações foram aplicadas em todas as turmas que aderiram ao Programa Mais Alfabetização e também nas turmas que não fizeram a adesão (para o propósito de análise da efetividade do Programa). As mesmas são instrumentos que serve como diagnóstico dos alunos na aprendizagem e também avalia o resultado das práticas pedagógicas em sala de aula.

O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

As Avaliações do programa são extraídas do próprio Sistema de Monitoramento CAED - Programa Mais Alfabetização e têm como objetivo auxiliar no acompanhamento e oferecer às unidades escolares um diagnóstico das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental. 

Com esses testes e seus resultados, torna-se mais produtivo o trabalho do professor alfabetizador no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas. 

• Avaliação Diagnóstica ou de Entrada: Esse teste tem como finalidade avaliar o nível de alfabetização das crianças no início do Programa. Dessa forma, serão avaliadas as habilidades básicas e essenciais em Língua Portuguesa e em Matemática, próprias da alfabetização. 

• O teste de saída: deverá ser aplicado após o término do Programa. Ele será fundamental para avaliar o trabalho dos assistentes de forma objetiva, considerando os resultados apresentados por cada turma.

Após a aplicação das avaliações, cada Instituição de Ensino inseri o resultado das informações sobre o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema do CAED para análise e diagnóstico, verificando quais habilidades já foram desenvolvidas e as que ainda não foram atingidas pelos alunos, bem como possibilitar a demarcação de metas curriculares a serem alcançadas para melhorar a aprendizagem.

Essa devolutiva dos resultados das avaliações é enviada pelo CAED para cada escola.

“A partir desses resultados, teremos um parâmetro da aprendizagem dos alunos e daremos continuidade as ações e a Formação Continuada dos professores alfabetizadores em 2019, fazendo as intervenções necessárias acerca das habilidades exigidas”, destacou a coordenadora de programas Jane Cleide Vicente.

As ações do Programa Mais Alfabetização são acompanhadas pela Coordenadora Municipal de Programa e Projetos Jane Cleide Vicente e pela Coordenadora de Práticas Pedagógicas Maria Cleide Farias na Secretaria Municipal de Educação.
 

Nenhum comentário: