Na manhã desta quinta-feira 21 de janeiro, a convite da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), as coordenações dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, Ingridd Gomes e Jamilles Gonçalves, assim como a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Dayara Pinto, participaram da Capacitação Regional do Sistema CRIA e Orientações do CadSUAS.
O encontro ocorreu no município de São Miguel dos Campos e envolveu os municípios que compõem a região dos Tabuleiros do Sul. Na oportunidade os participantes receberam orientações acerca do CadSUAS, que é o sistema de cadastros do SUAS e comporta todas as informações referentes a prefeitura, órgão gestor, fundo e conselho municipal, assim como de entidades que prestam serviços sociassistenciais.
Assim como foram apresentadas informações acerca do Cartão CRIA. Em março de 2020, os municípios alagoanos já haviam sido convocados para conhecimento e execução deste Programa, entretanto, em consequência da pandemia, o lançamento deste programa precisou ser postergado.
O Cartão CRIA, de acordo com o Decreto 68.919 de 22 de janeiro de 2020, "é um benefício de transferência de renda que faz parte do Programa Criança Alagoana, do Governo do Estado de Alagoas, e visa atender de forma integrada as gestantes e crianças, nascidas dessa gestação, em situação de pobreza e extrema pobreza nos primeiros 1.000 (mil) dias de vida, período este que soma os 270 (duzentos e setenta) dias de gestação aos 730 (setecentos e trinta) dias até que o bebê complete 24 (vinte quatro) meses de vida, beneficiárias do Programa Bolsa Família, e as crianças, de famílias inscritas no CadÚnico, de 0 (zero) a 72 (setenta e dois) meses, diagnosticadas com síndrome congênita por Zika vírus, por meio de apoio financeiro temporário à beneficiária, no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais, com acompanhamento familiar de saúde e assistência social".
O lançamento deste benefício deve acontecer até o fim do mês de janeiro e beneficiará as famílias campo-alegrenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário