terça-feira, 16 de abril de 2019

No Dia Mundial da Voz prefeitura promove ação voltada para professores da Rede Municipal de Ensino

O dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz, data que marca a importância da conscientização das pessoas sobre os cuidados com a preservação da voz. A Prefeitura de Campo Alegre através da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde promoveu em alusão a data uma ação  voltada à saúde  dos professores da Rede Municipal de Ensino, onde foi ofertando uma tarde de promoção a saúde com a realização de palestras, exercícios  e orientações.

O evento contou com momentos com Psicóloga, Fisioterapeuta e Fonoaudióloga, todas profissionais da Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As orientações transmitidas pela psicóloga, Juliana Denise, contemplou temas referentes a promoção da saúde dos educadores e as principais psicopatologias que podem acometer esta categoria.

Foi dado ênfase na sintomatologia do estresse ocupacional, síndrome de Burnout, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, etc. Também foram abordadas questões referentes as relações interpessoais, autoestima e autoconceito.

A fisioterapeuta Thais Souza, falou sobre a importância do alongamento durante a jornada de trabalho de professores, onde destacou os vários benefícios do alongamento, entre eles: redução de dores musculares, redução de câimbras, prevenção de desgaste precoce de articulações e redução de distensões musculares.

Todos os professores realizaram, com demonstração da fisioterapeuta, vários exercícios de alongamento. Na oportunidade foi oferecido agendamentos de exames para os profissionais que participaram da ação.

A Fonoaudióloga Wivian Villena , falou sobre higiene vocal , além de realizar uma oficina de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal , onde os professores puderam praticar e perceber a importância dos cuidados com a voz, para o andamento saudável de sua profissão.

Problemas com a voz

Os distúrbios da voz ocorrem principalmente entre os trabalhadores que no contexto ocupacional que utilizam a voz como instrumento para o desenvolvimento de seu trabalho.

Os distúrbios da voz podem ser originados na relação entre os fatores orgânicos, ocupacionais, comportamentais e de estilo de vida.  Para isso é importante enaltecer momentos como esses, onde o emponderamento a saúde vocal seja cotidiana, além de fomentar a saúde  mental e física  em consonância para a qualidade de vida.
 

Nenhum comentário: