A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, vem buscando instrumentos pedagógicos que visam incrementar e facilitar o aprendizado dos alunos da rede municipal, no que concerne às questões ambientais.
Nessa perspectiva, a partir do 2º semestre deste ano, foi colocado em prática o “Projeto Hortas nas Escolas”, que tem por objetivo não apenas a melhoria da merenda escolar com produtos que são produzidos na própria escola sem o uso de agrotóxicos, mas também, fazer parte da instituição como um instrumento pedagógico, visto que, muitos autores afirmam que a horta escolar é uma arma importante na aprendizagem dos educandos, pois, o “aprender fazendo” torna aprendizagem mais fácil e divertida.
Durante o mês de julho deu-se início as visitas em todas as instituições de ensino do município. Com a participação dos diretores, coordenadores e alunos, o projeto foi apresentado e a partir de então, iniciado.
Hoje, o projeto está implantado em 18 Instituições de Ensino, e mesmo com um tempo curto, os resultados já são visíveis, uma vez que, a maioria das escolas já estão colhendo e consumindo as hortaliças que são produzidas por elas mesmas.
A tabela a seguir mostram as hortaliças que cada instituição está produzindo:
Nessa perspectiva, a partir do 2º semestre deste ano, foi colocado em prática o “Projeto Hortas nas Escolas”, que tem por objetivo não apenas a melhoria da merenda escolar com produtos que são produzidos na própria escola sem o uso de agrotóxicos, mas também, fazer parte da instituição como um instrumento pedagógico, visto que, muitos autores afirmam que a horta escolar é uma arma importante na aprendizagem dos educandos, pois, o “aprender fazendo” torna aprendizagem mais fácil e divertida.
Durante o mês de julho deu-se início as visitas em todas as instituições de ensino do município. Com a participação dos diretores, coordenadores e alunos, o projeto foi apresentado e a partir de então, iniciado.
Hoje, o projeto está implantado em 18 Instituições de Ensino, e mesmo com um tempo curto, os resultados já são visíveis, uma vez que, a maioria das escolas já estão colhendo e consumindo as hortaliças que são produzidas por elas mesmas.
A tabela a seguir mostram as hortaliças que cada instituição está produzindo:
ESCOLA
|
HORTALIÇAS
|
Escola Helenilda Correia
|
Tomate, coentro,
pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula e
chuchu.
|
Centro de Educação Infantil Maria José
|
Tomate, coentro,
pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula,
abobrinha e chuchu.
|
Escola João Paulo II
|
Tomate, coentro,
pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula,
abobrinha, pimenta e chuchu.
|
Escola Miguel Matias
|
Tomate, pimentão,
coentro, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula,
abobrinha, pimenta, repolho e chuchu.
|
Escola Vereador
João Rogério
|
Tomate, pimentão,
rabanete, couve e coentro.
|
Escola Virgem dos
Pobres
|
Tomate, coentro,
beterraba, alface e cebolinha.
|
Escola Monsenhor
Hildebrando Veríssimo Guimarães
|
Tomate, coentro,
pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula,
abobrinha, pimenta de cheiro, berinjela, quiabo, repolho, espinafre, brócolis
e chuchu.
|
Centro de Educação
Infantil Jaci Vieira
|
Tomate, coentro,
pimentão, cebolinha e beterraba.
|
Escola Rui Palmeira
|
Tomate, pimentão,
coentro, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula,
abobrinha, rúcula, cenoura, cebola e quiabo.
|
Escola Elita
Tenório
|
Tomate, couve,
alface, rabanete, coentro, cebolinha, rúcula.
|
Escola Maria
Lourinete Porto
|
Tomate, pimentão,
coentro, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula,
abobrinha, rúcula, cenoura, cebola, chuchu e quiabo.
|
Centro de Educação
Infantil Maria Valcira
|
Tomate, pimentão,
coentro, cebolinha, rabanete, couve e cenoura.
|
Escola Olival
Tenório
|
Coentro, tomate,
rúcula, pimentão e couve.
|
Escola Cícero
Mizael dos Santos
|
Tomate, coentro,
pimentão, repolho, couve, cebolinha, rabanete, brócolis, cebola, beterraba,
alface e chuchu.
|
Escola Menino Jesus
de Praga
|
Tomate, pimentão,
coentro, repolho, couve, cebolinha, alface, berinjela e chuchu.
|
Escola Pedro de
Oliveira
|
Tomate, coentro,
pimentão, repolho, couve, cebolinha, rabanete, brócolis, espinafre, alface,
beterraba, berinjela e chuchu.
|
Escola Cícero
Salustiano
|
Tomate, coentro,
pimentão, repolho, couve, cebolinha, beterraba.
|
Creche Lizete Alves
|
Tomate, coentro,
cebolinha e chuchu.
|
Além das instituições acima citadas, o NEA está desenvolvendo o projeto através da doação de sementes e realizando o monitoramento em mais três instituições, são elas:
Complexo Nutricional (Casa sopa):
Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI);
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Na UAI e CAPES, as hortas estão sendo utilizadas como uma terapia para os pacientes dessas instituições. Segundo as coordenadoras, o objetivo das Hortas é promover o senso de responsabilidade, cuidado, atividades de vida diária, fazendo parte da terapia dos usuários, pois eles se dividem em tarefas simples para monitorar e cuidar da horta, trazendo assim para eles aprendizado e desenvolvimento.
O projeto hortas nas escolas vem desenvolvendo um belo trabalho com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Os alunos estão envolvidos com o plantio, cuidados diários e colheitas e são conscientizados em relação aos cuidados com a saúde e a importância de uma alimentação saudável, livre dos agrotóxicos.
Com o desenvolvimento do projeto espera-se que os alunos se tornem mais conscientes quanto aos ensinamentos ecológicos, ampliando a necessidade de mudanças de posturas que é preciso implantar na sociedade com relação ao Meio Ambiente.
Complexo Nutricional (Casa sopa):
Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI);
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Na UAI e CAPES, as hortas estão sendo utilizadas como uma terapia para os pacientes dessas instituições. Segundo as coordenadoras, o objetivo das Hortas é promover o senso de responsabilidade, cuidado, atividades de vida diária, fazendo parte da terapia dos usuários, pois eles se dividem em tarefas simples para monitorar e cuidar da horta, trazendo assim para eles aprendizado e desenvolvimento.
O projeto hortas nas escolas vem desenvolvendo um belo trabalho com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Os alunos estão envolvidos com o plantio, cuidados diários e colheitas e são conscientizados em relação aos cuidados com a saúde e a importância de uma alimentação saudável, livre dos agrotóxicos.
Com o desenvolvimento do projeto espera-se que os alunos se tornem mais conscientes quanto aos ensinamentos ecológicos, ampliando a necessidade de mudanças de posturas que é preciso implantar na sociedade com relação ao Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário