As crianças, desde cedo, demonstram interesse pelo universo dos livros. Com certa curiosidade, folheiam observando as imagens e as letras. É preciso incentivar esse interesse dos pequenos, e utilizá-lo para desenvolvê-los de maneira positiva.
Nessa perspectiva, a Escola Municipal Cícero Mizael realizou, na última quinta-feira (01), a culminância do III PROJETO DE LEITURA “CONHECENDO OS ESCRITORES ALAGOANOS”, que durou cerca de 03 meses e teve como objetivo contribuir para tornar os alunos leitores proficientes e valorizar os Escritores Alagoanos, por meio de suas obras.
Foi um momento muito bacana. Durante a tarde, foram lidas obras, biografias e produções textuais voltadas para o “Mundo da Leitura”.
A leitura eleva, informa, educa, emociona. Por meio da leitura, as crianças desenvolvem diversas habilidades, aumentam o vocabulário, a imaginação, a criatividade, e também adquirem uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanhá-las para o resto da vida.
“A leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. Então percebo a escola com principal fio condutor da imersão do aluno no mundo da leitura. E foi com muita alegria que constatei que a Escola Municipal Cícero Mizael no Distrito Luziápolis, tem essa perspectiva do que representa a leitura”, frisou a secretária de Educação, professora Graciene Alencar.
Os escritores escolhidos que tiveram suas obras trabalhadas no projeto foram: Luiz Antônio Caldas Filho, Socorro Cunha, Rainey Marinho e Arriete Vilela. Na oportunidade, todos estiveram na Instituição de Ensino, prestigiando e apreciando os trabalhos apresentados pelas crianças a partir da leitura de suas obras.
“Como autor estreante, só me restou aprender muito e desfrutar da magia desses pequenos maravilhosos, que deram seu lindo tom à minha história, do jeito que só a leitura é capaz de fazer. Emocionado, agradeço mais uma vez à professora Simone Silva pela oportunidade, fazendo votos de retorno a esse lugar repleto de literatura e carinho”, ressaltou o escritor Luiz Antônio Caldas Filho.
Se as crianças, desde muito cedo, têm oportunidade de conviver com as histórias e as tramas narrativas, elas podem desenvolver comportamento leitor, como, por exemplo: formar e compartilhar opinião sobre o que leem, experimentar e saber quais temas gostam mais, fazer indicação de leituras e relações com outras histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário