quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Informe SEMED: Educação inclusiva

Com o Tema:“Conscientizando para Inclusão” a Secretaria Municipal de Educação dá inicio a mais uma etapa da Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva.

Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho em cada espaço educativo no município valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais que atendam às necessidades educacionais de cada aluno a Secretaria Municipal de Educação dá início a mais uma etapa da Formação Continuada de Professores que foi lançada no ano de 2007 envolvendo todas as escolas municipais, estaduais e particulares, as demais Secretarias, Igrejas, Associações, Pais e Comunidade em geral. Este ano a abertura contou as presenças da Secretária de Educação, Professora Nadja Azevedo, A Diretora de Ensino Professora Rosemere Vieira, Sheila Érika Ferro, Assistente Social do CREAS, Fabrisia Ferro Psicóloga da Casa de Passagem , Gerardo Fortes, Psicológo do CRÁS e a Especialista em Educação Inclusiva a Professora Cícera Lima, representando todos os professores da área. A palestra foi ministrada pela Coordenadora Pedagógica Gilvânia da Paz Especialista em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Incluir, aceitar e respeitar as pessoas com deficiência é uma prática que precisa ser lapidada, proporcionando as pessoas com necessidades especiais além do acesso e permanência na escola, a comunicação, a aprendizagem e a elevação da autoestima.

Vale ressaltar que a Lei 7.853/89 que dispõe sobre o apoio as pessoas portadoras de deficiência e sua integração social, veio para assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais destas pessoas e sua integração social. Muitos avanços já foram observados a exemplo da mudança no comportamento dos pais que antes resistia em matricular os filhos com deficiência, aulas em contra turno na sala de recursos, participação em eventos, melhoria na comunicação dentre outras situações que comprovam a eficiência da inclusão nos espaços educativos.

Hoje a rede atende setenta e seis alunos nas diversas deficiências e conta com  professores especialistas no atendimento a este público tão especial.

A referida formação acontece em Luziápolis e em Campo Alegre, com uma carga horária de sessenta horas, abordando as diversas formas de inclusão; dando ênfase as deficiências: auditiva, visual e intelectual.
A Secretária Municipal de Educação Nádja Maria da Silva Azevedo, vem dando total apoio na melhoria das condições da trabalho, na adequação e ampliação dos espaços educacionais para atender estas modalidades.

Nenhum comentário: