quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Em Campo Alegre a Educação Municipal já atingiu meta prevista para 2019 no IDEB


Índice registrou queda mas mesmo assim superou metas

De acordo com o resultado do IDEB divulgado pelo Ministério da Educação, Campo Alegre aponta uma das mais evoluídas educação pública no Estado. A cada dois anos é realizada a Avaliação Nacional denominado IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sendo este o principal termômetro da qualidade do ensino público no país. O IDEB é calculado a partir da média de proficiência em Língua  Portuguesa e Matemática dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio avaliados na Prova Brasil somada à taxa de aprovação. Cada escola tem uma meta e recebe uma nota, levando em conta o rendimento escolar e as notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil. Ao criar o IDEB, o INEP estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. Assim, levando em conta a realidade de cada local, cada instância deve evoluir de forma a contribuir para que o Brasil atinja a média 60 em 2021, que é o patamar dos países mais desenvolvidos.

Em 2005 em Campo Alegre o índice foi apenas de 2.3, em 2007 de 3.2, em 2009 foi de 4.0 e em 2011 atingimos 4.4, superando a meta prevista para o ano de 2019. Nosso fluxo é razoável atingindo 0.85 e Proficiência adequada de 5.19. São 42% acima da meta, representando uma marcante revolução na educação pública municipal com evidência na base que são os anos iniciais. Diante dos resultados em 2011, o município mantém posição privilegiada mediante os 102 municípios alagoanos.

A Secretária de Educação Professora Nádja Maria da Silva Azevedo, com foco na melhoria da qualidade do ensino junto à gestão municipal, apostou em investimentos de alta tecnologia como lousa digital, frequência digital, som ambiente, climatização e etc. Além de atividades de contra turno escolar, construção de duas escolas, uma creche e mais três creches em fase de licitação, Salário do professor referência no estado, informatização de todas as escolas municipais,  além de outras providências, dão conta de que a educação é prioridade no município nesta gestão, dando melhores condições de trabalho e elevando a autoestima do aluno.

Por Assessoria

Mais sobre o IDEB de Campo Alegre

Acessando o link abaixo veja todos os dados sobre o IDEB nas escolas em Campo Alegre

IDEB AQUI

Nenhum comentário: