quarta-feira, 7 de abril de 2021

Número de novos casos de Covid-19 tem redução no mês de Março em Campo Alegre



Desde o início da pandemia no ano passado, diversos âmbitos precisaram se reinventar, se adaptar e buscar soluções viáveis que amenizasse de alguma forma os déficits causados pela pandemia, sobretudo para aqueles que mais sofrem com o alto índice de transmissibilidade e consequentemente do fechamento de alguns espaços essenciais.

Os estudantes, desde as que frequentam as creches até as que vão para o ensino médio são os que mais sofrem com a pandemia, pois com o fechamento das escolas precisaram interromper um direito que lhe é fundamental: a educação.

Mesmo que a internet funcione como uma fonte de pesquisa, como um braço do docente, uma inovação da prática pedagógica dentro do ambiente virtual. Ela jamais irá tirar o papel fundamental do educador, a presença física dele. Por isso, agora que não só estamos diante de uma pandemia há mais de um ano, mas vivendo em meio a ela, sabemos nos prevenir, e o retorno por meio do modelo híbrido de ensino, garante o acesso à educação para aqueles que mais necessitam.

Não podemos mais ter crianças em casa sem as relações sociais, sem o apoio pedagógico, sem os profissionais da educação e sem o contato direto com a escola. Retornamos com responsabilidade, pensando, principalmente, naqueles alunos que não conseguiram ter acesso às plataformas digitais ao longo de 2020.

Estamos seguros que o retorno gradual das aulas em nada aumenta a transmissibilidade da COVID-19. Pois quem infecta as crianças, estudantes, são os adultos que saem diariamente para a rua sem os devidos cuidados.

Assim, podemos observar nos gráficos, o comparativo entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, onde do mês de janeiro com 188 casos positivados passamos para 317 em fevereiro, período carnavalesco, mês em que tivemos muitos casos positivados, internações e óbitos, mas em março fechamos com 235.

Comprovando que mesmo que algumas escolas tenham voltado a funcionar, os números estão caindo, pois as aulas com medidas de segurança responsáveis e de conscientização não aumentam os casos, pelo contrário, diminuem, pois os alunos levam os ensinamentos dos protocolos de biossegurança que vem sendo implantado nas escolas para casa e repassam aos pais.

As crianças e adolescentes levam para suas casas aquilo que apreendem nas escolas com os nossos profissionais de educação, que foram totalmente treinados, orientando sobre o combate a pandemia, a importância de continuar com todos os cuidados e cumprindo todas as medidas sanitárias.

A Educação é um direito fundamental de nossas crianças e adolescentes, a escola é um lugar que proporciona aprendizado, novas perspectivas, e com seus filhos nas escolas, os pais podem trabalhar, bem como desenvolver outras atividades.

As escolas estão preparadas para ofertar as crianças e adolescentes um ambiente seguro e acolhedor, onde que as mesma possam desenvolver as suas habilidades.

Nenhum comentário: