Mulheres de diversas correntes partidárias e ativistas de Alagoas, do Nordeste e do país se reúnem na quinta-feira, 12 de março, em Maceió, para discutir a participação feminina na política. O evento, organizado pelo gabinete da deputada estadual Jó Pereira, acontece às 19h, no Hotel Jatiúca.
Já estão confirmadas nas discussões a deputada federal do Piauí, Margarete Coelho (doutoranda em Direito e Políticas e ex-vice-governadora); deputada federal Tereza Nelma; deputada Cibele Moura; prefeita Pauline Pereira (presidente da AMA); Jeane Moura (prefeita de Senador Rui Palmeira); Juliana Almeida (prefeita de Mar Vermelho); Kátia Born (ex-prefeita de Maceió); Ana Hora (vereadora por Maceió); Luciana Caetano (doutora em Desenvolvimento Econômico) e Thati Nicácio (ativista social).
Na ocasião serão apresentados os resultados da Jornada da Candidata, pesquisa nacional realizada pelo coletivo Vote Nelas. Entre junho de 2019 e 2020, o movimento suprapartidário entrevistou mulheres, em 16 estados, que disputaram cargos de vereadoras e deputadas federais e estaduais nas eleições em 2016 ou 2018.
"Principalmente por estarmos em ano de eleição municipal, é necessário discutirmos formas de incentivar a participação da mulher na política... É importante que as mulheres participem dos espaços de decisão, que elas disputem os cargos de vereadora, prefeita”, defendeu Jó, reforçando que os dados da pesquisa com mulheres que participaram do processo político, tanto as eleitas quanto as que não se elegeram, servirão para embasar a discussão.
A pesquisa será apresentada pelas cofundadoras do Vote Nelas, Amanda Brito, que é graduada em Relações Internacionais e coordenadora do Movimento Mulheres com Direito; e a jornalista Adriana Mendes.
“A pesquisa é um retrato de como essas mulheres enfrentaram todas as dificuldades como candidatas e quais foram essas dificuldades", explicou Jó Pereira.
Prefeitas brasileiras
Durante o encontro serão mostrados também os resultados da pesquisa sobre o perfil das prefeitas de todo o país. O levantamento foi feito pelo Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos que atua com foco no aumento da representação feminina na política, por meio do fortalecimento de mandatos e de candidaturas de mulheres.
A apresentação dos dados será feita pelas cofundadoras e diretoras da ONG, Marina Barros (administradora, pesquisadora e mestre em Comunicação e Cultura) e Michelle Ferreti (administradora e mestre em Ciências Sociais).
Mandato compartilhado
A deputada Jó Pereira lembra que consta ainda da programação um relato sobre a experiência do mandato compartilhado, pela co-deputada Claudia Visoni, jornalista e ambientalista que integra a Bancada Ativista da ALESP. Claudia é uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos, da Horta das Corujas, da União de Hortas Comunitárias de São Paulo e do Movimento Cisterna Já.
“Entendo que uma coisa pode ajudar a outra. A participação da mulher na política é extremamente necessária e o mandato compartilhado é um dos instrumentos que a mulher pode utilizar para acessar a política. Entendo, inclusive, que coletivamente ela se fortalece, é um espaço onde ela vai ter o apoio de outras que estão ali, contribuindo com o mandato”, completou Jó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário