segunda-feira, 3 de junho de 2019

Visitadoras do Programa Criança Feliz participaram de capacitação do Método CDC

No dia 28 de Maio, foi realizada uma capacitação sobre os “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança - CDC”, destinada às Visitadoras do Programa Criança Feliz da sede do município e do Distrito Luziápolis. A Capacitação foi realizada no Centro Social de Campo Alegre e contou com a participação das 11 visitadoras do Programa, da supervisora Érika Moreira e da assistente social Isabela Larisse Gomes.

O método “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança” baseia-se em evidências robustas a respeito do desenvolvimento infantil. Mostram que abordagens que incluem nutrição saúde e desenvolvimento psicossocial da Criança têm-se demonstrado como mais eficazes do que estratégias mais restritas. O método é utilizado nas visitas domiciliares realizadas e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança nos 6 primeiros anos de vida.

A capacitação teve como facilitadoras a Supervisora do Programa Criança Feliz Érika Moreira e a assistente social Isabela Larisse Gomes. De manhã, o momento ficou por conta da supervisora Érika que destacou que o método “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança” prepara as pessoas que trabalham com famílias a promover o crescimento saudável e o desenvolvimento psicossocial das crianças, trazendo benefícios sociais e de saúde pública significativos, especialmente para as crianças e famílias mais necessitadas.

Na parte da tarde o momento ficou por conta da assistente social Isabela, que explanou sobre o Programa Criança Feliz no Sistema Único de Assistência Social - SUAS, seu contexto histórico no Brasil, os marcos regulatórios da Primeira Infância, sobre a Política de Assistência Social e a relação do Programa com a filosofia da política, destacou ainda os instrumentos das visitas domiciliares, a busca ativa e o registro de informações através de relatórios e planejamentos.

A capacitação teve duração de 8 horas e apresenta-se como uma responsabilidade do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, enquanto órgão gestor do Programa e como estratégia de qualificação do trabalho social desenvolvido com crianças e gestantes, públicos da primeira infância.

Nenhum comentário: