Na ultima quinta-feira dia 13 de junho, a Secretaria Municipal de Educação realizou mais um momento de estudo com professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos do 1º Segmento Auditório da Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva.
A temática central deste encontro foi voltada a abordagens acerca das relações étnico-raciais e educação contextualizada, com objetivo de discutir sobre os desafios para implementação da Lei 10.639 de 2003 que estabelece a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino.
Foram feitas indagações, debates e apresentadas concepções e vivências sobre os impactos do racismo para toda a sociedade. E nesse sentido, discutidos também a percepção e a reconstrução do trabalho numa perspectiva antirracista, a qual precisa permear os ambientes de Educação de Jovens e Adultos, uma vez que estes se constituem como espaços de diálogo e formação de pensamento crítico, onde todos e todas devem ser agentes ativos e ativas em busca de uma sociedade melhor.
“É importante ressaltar a importância de que há a necessidade de garantir uma abordagem que traga ressignificação e valorização das matrizes africanas no intuito de intensificar a luta contra o preconceito e a discriminação racial”, ressalta a professora Marice Rocha Barbosa que conduziu o momento de discussão.
Não se trata apenas de conhecer as diferentes crenças, culturas ou religiões, quando se trata de combater o preconceito seja ele racial ou de qualquer outra origem é preciso desconstruir conceitos, respeitar as diferenças e conscientizar de que uma sociedade que se trata de forma igualitária produz bons exemplos para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário