sábado, 15 de junho de 2019

Secretaria de Educação realiza rodas de conversa sobre a Campanha Por uma Infância Sem Racismo

O racismo é uma das principais formas de discriminação no nosso país, porém algumas perguntas vêm ficando sem resposta desde o início dos tempos, de onde vem o racismo? Qual sua origem? Porque é tão cultivado mesmo em uma sociedade mais moderna? Uma coisa é certa, ninguém nasce racista.

Como forma de combater esse mal social a Secretaria Municipal de Educação realizou entre os meses de abril a junho, rodas de conversa sobre a Campanha Por Um Infância Sem Racismo com professoras dos Centros de Educação Infantil e Pré Escola e professores/as das disciplinas complementares como forma de instruir o combate a essa prática tão cruel e que magoa profundamente quem sofre o preconceito.

Com o intuito de contribuir para que se desenvolva debates, reflexões e ações pedagógicas sobre temáticas relativas as relações étnico-raciais, com ênfase no enfrentamento e combate ao racismo nas instituições educacionais, tendo em vista que as crianças não estão preparadas para lidar com esse ou qualquer outro tipo de exclusão.

Durante as rodas de conversa foram apresentadas as mensagens, as peças de comunicação e materiais de referência da campanha, a exemplo do vídeo de apresentação e as 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo, bem como questionamentos e diálogos acerca da temática e situações vivenciadas no nosso cotidiano e especialmente nos espaços educacionais.

O que é a Campanha Por Uma Infância Sem Racismo?

A Campanha Por Uma Infância Sem Racismo é uma iniciativa do UNICEF e de seus parceiros que faz um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância. Visa colaborar com as iniciativas de redução das disparidades raciais e estimular aquelas de valorização da diversidade com equidade.

Além de ser uma das ações do Selo Unicef, trazer essa abordagem para o currículo e o fazer pedagógico é uma garantia legal, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil destaca que a proposta pedagógica deve levar em conta o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.

Um conjunto de estratégias são desenvolvidas a partir desta Campanha, de modo a rever imaginários e promover mudanças que ajudem a eliminar atitudes discriminatórias, que, por gerações, vêm exercendo efeitos danosos na formação e afirmação da identidade da criança e do adolescente indígenas, negros e negras. 

Despertar em nossas crianças o sentimento de igualdade é uma experiência maravilhosa, poder ouvir seus medos, suas frustrações e compreender que cada um tem seu jeito, sua cor, sua religião, sua cultura, enfim, mostrar que todos somos diferentes, mas que podemos ter algo em comum: o amor.
 

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