sexta-feira, 28 de junho de 2019

Projeto Fortalecendo Laços realizou o Primeiro Encontro da Família

O I Encontro da Família do Projeto Fortalecendo Laços foi realizado nesta quinta-feira 27, na sede do projeto, e contou com a participação dos beneficiários e seus familiares. A abertura do evento foi realizada pelo oficineiro de música do Projeto Comviver Raylan Medeiros, que abrilhantou a noite tocando saxofone.

A coordenadora do projeto Tâmara Alves enfatizou a importância dos beneficiários participarem dos eventos promovidos pelo projeto, junto com sua família, já que os laços familiares são os primeiros vínculos emocionais que criamos em nossa existência, e esses servem justamente para que possamos criar relacionamentos fortes ao longo de nossa jornada. Essa harmonia familiar é essencial para que as crianças e adolescentes sejam mais seguros, e indivíduos de sucesso.

Dando continuidade a programação foi realizada a dinâmica do Abraço, pelos psicólogos Alex Ferreira e Dayane Rocha para que os beneficiários ficassem mais abertos a receber o conteúdo que seria ministrado durante o evento, considerando que o abraço é uma poderosa ferramenta para ajudar a estreitar os laços entre os participantes. Essa dinâmica surtiu efeito positivo, pois “quebrou o gelo” entre os participantes, e deixou os mesmos mais descontraídos.

A palestra com o Tema “Família: o que nos une é o afeto”, explanou sobre a importância de ter relacionamentos saudáveis, que nos incentivem constantemente a sermos as melhores pessoas que podemos ser, pois teremos ainda mais chances de conquistarmos grandes feitos em nossa existência.

E as famílias podem fortalecer esses laços com suas crianças e adolescentes, por intermédio de pequenos gestos do dia a dia, como por exemplo um bom dia dito de forma sincera, uma demonstração de carinho despretensiosa, um abraço apertado, uma frase inspiradora. Por mais que alguns demonstrem menos, todo mundo gosta de ser lembrado e de ter momentos de leveza dentro de rotinas tão pesadas.

Durante o evento foi pontuado pela equipe que o afeto é o princípio da autoestima, e que através de atitudes de carinho e amor as crianças passam a entender melhor as dificuldades enfrentadas pelos pais e a compreender melhor os momentos que a família enfrenta. E o mesmo vale para os pais, pois uma aproximação com a criança leva pais e mães a entender melhor as necessidades, as carências, as alegrias dos seus filhos. Criando entre ambos um laço de respeito, e estratégias para impor regras e limites aos pequenos.
 

Nenhum comentário: