quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

SEMED realiza encerramento do curso Censo Escolar da educação básica do Sistema Educacenso

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre através da tutoria do Programa Formação Pela Escola, promoveu nos dias 20 e 21 de dezembro o encerramento do curso Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso, conduzido pela Tutora, professora Marice Rocha Barbosa, com carga horária de 60 horas.

Em 2018, além do Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso foram ofertados os cursos: PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PLi (Programas do Livro) e Controle Social.

Participaram deste curso: técnicos/as da SEMED, gestores/as escolares, secretários/as escolares, assistentes administrativos, professores/as, auxiliares de turma e membros dos Conselhos Escolares.

O curso Censo Escolar teve como finalidade contribuir para despertar a consciência e refletir acerca da importância do Censo Escolar, compreendendo que este se constitui como uma pesquisa fundamental, capaz de revelar um diagnóstico sobre a realidade educacional, bem como direcionar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas a educação.

Origem do Censo, normatização, relação Censo escolar e políticas públicas, etapas de coleta, preenchimento das informações coletadas, funcionalidades do Sistema Educacenso e controle social fizeram parte do programa de estudo do curso, que teve início no mês de novembro.

Neste último encontro promovido, foi realizada uma avaliação sobre o curso, retomando os conceitos mais importantes, refletindo, sobretudo, acerca da grande responsabilidade dos/as agentes envolvidos/as no processo censitário. Houve também um momento de socialização dos trabalhos finais das/os cursistas, que apresentaram ações que devem ser executadas pelas instituições de ensino no decorrer das etapas Censo Escolar, de modo a contribuir e favorecer positivamente para que esse processo ocorra da melhor forma possível.

“O curso ofertado pelo Programa Formação Pela Escola (CENSO ESCOLAR) foi extremamente importante para os cursistas, uma vez que, trouxe inúmeras informações que não eram de conhecimento de todos os servidores envolvidos no processo de coleta dos dados e informações educacionais do nosso município. Durante o curso, aprendemos que o censo escolar não se resume apenas na contagem de alunos que frequentam as instituições de ensino, e que através das informações levantadas anualmente o MEC/FNDE consegue mensurar e programar como será a distribuição dos recursos para cada região, estado e município brasileiro”, frisou Lucivânio Neto Madeiro, técnico da SEMED responsável pelo Censo Escolar.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é o mais abrangente levantamento de dados estatístico-educacionais realizados anualmente, sob a responsabilidade dos gestores de escolas públicas e privadas, coordenado pelo INEP e as secretarias estaduais e municipais de educação, Esse levantamento se faz necessário para calcular o coeficiente de distribuição dos recursos do FUNDEB, que são repassados para as Secretarias estaduais e municipais, com base na relação de valor per capta/aluno e a quantidade de matrículas e também fornece subsídios indispensáveis para execução de políticas públicas para essa área.
 

Nenhum comentário: