segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Escola Monsenhor Hildebrando realiza ações voltadas à Educação Ambiental

Várias ações foram realizadas ao longo do ano letivo de 2018 na Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães,  dentre elas destacamos as atividades voltadas à preservação do meio ambiente que foram distribuídas em três atividades: Horta Escolar, Coleta Seletiva e Recuperação do Jardim.

A Horta Escolar é muito importante, ela é um objeto de estudo multidisciplinar, espaço que pode ser explorado não só pelos professores de ciências, educação ambiental ou geografia. É através desta atividade que os discentes discutem temas como: alimentação, nutrição e ecologia que, aliados ao manejo com a terra e plantas geram situações de aprendizagem. Dentre os benefícios podemos destacar a produção de alimentos naturais, incentivo ao consumo da merenda escolar, bem como a importância de desenvolver ações que contribuam com a preservação ambiental.

O espaço em que as hortaliças e plantas medicinais são cultivadas recebeu o nome de “Recanto Verde”, é decorado com pneus e garrafas pet, tornou-se um lugar agradabilíssimo, que é muito frequentado por toda comunidade escolar e que vem atraindo vários visitantes, bem como alguns órgãos colegiados, a exemplo do Conselho de Alimentação Escolar – CAE e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional-COMSAN. As atividades no Recanto Verde são desenvolvidas pelos estudantes do 6º ao 9º ano, docentes, servidores não-docentes e pelos facilitadores do Programa Municipal de Atendimento à Educação Integral – PROMAEI.

Em parceria com a Usina Porto Rico e a Escola Municipal Miguel Matias cerca de quatrocentas mudas de plantas ixora foram adquiridas para que o jardim  fosse recuperado, deixando-o ainda mais bonito. A implantação de jardins na escola pode potencializar a aprendizagem e o interesse do estudante pela escola e pelo meio ambiente. Essa atividade estabelece uma ligação mais estreita entre o ser humano e a natureza.

A Coleta Seletiva é de fundamental importância. Assim sendo, a instituição de ensino  pensando no poder transformador que a educação possui, desenvolveu várias ações com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância de separar o lixo, contribuindo com a preservação do meio ambiente e podendo colaborar com as famílias que fazem parte da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – COOPECMARCA.

As atividades desenvolvidas contam com o apoio da gestão municipal através da integração de várias secretarias, sobretudo em parceria com o Núcleo de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação; as ações são coordenadas pela Equipe Gestora e Pedagógica da escola.
 

Nenhum comentário: