sábado, 8 de dezembro de 2018

Campo Alegre realizou a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso realizou mais uma edição da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. Essa campanha mundial vem ganhando espaço na agenda dos movimentos feministas brasileiros.

No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema. No país, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero, o professor José Benedito da Silva abordou a temática de forma eficaz para os alunos da Escola Zenóbia Ferreira.

O dia 25 de novembro é declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, a equipe técnica desta Secretaria, a assistente social Elisangela Marinho e a psicóloga Alessandra Barbosa ministraram palestras em algumas Unidades Básicas de Saúde e Escolas, o Conselho Municipal da Mulher no CRAS de Luziápolis e Serviço de Convivência da Chã da Imbira, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para os fatores que naturalizaram a agressão das mulheres, em especial, por companheiros, pais e parentes próximos. Além disso, mobilizar e conscientizar a população para que denuncie todos os tipos de violência praticados contra as mulheres no Brasil.

É destacado também o dia 01 de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, em alusão a esta data a enfermeira Joseane Ferreira realizou uma roda de conversa para os alunos da Escola Zenóbia, sinalizando informações sobre a doença, sua prevenção e diminuição do preconceito.

Ao Dia Internacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher, o psicólogo Protázio, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, mobilizou os internos da Comunidade Gênesis (Casa de Recuperação de Dependentes Químicos). Com o objetivo de conscientizá-los sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra a mulher.

O encerramento da campanha aconteceu no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, onde em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje.
 

Nenhum comentário: