Atualmente, o mapeamento foi iniciado com a Rota da Cachaça que envolve os municípios de Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela e Campo Alegre.
Este ano o Sebrae Alagoas realiza uma série de ações para mapear rotas turísticas no Agreste Alagoano. O propósito será para fomentar nos municípios a criação de rotas regionais do turismo para a integração dessas localidades e desenvolvimento de novos produtos para o setor, gerando melhorias turísticas e aumento da atratividade nos destinos.
Nas últimas semanas, o mapeamento foi iniciado com a Rota da Cachaça, envolvendo os municípios de Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela e Campo Alegre. Esses são integrantes da Instância de Governança do Turismo na Região, que também envolve os municípios de Palmeira dos Índios, Lagoa da Canoa e Boca da Mata, cidades que deverão participar de outras rotas no futuro.
A rota está sendo construída por integrantes da Instância do Agreste, técnica da prefeitura de Arapiraca Franciane Azevedo, Rodrigo Ganso de Palmeira dos índios e Evânia Albuquerque da Agência Emília turismo, além da analista da UCD, Amanda Pinto.
No processo de mapeamento são realizadas ações como visitas às cachaçarias para fazer um diagnóstico voltado ao potencial turístico desses estabelecimentos para saber se as empresas estão legalizadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possuindo os devidos selos e certificações. É o que destaca a analista da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Susylane Ferreira.
“Com as cachaçarias devidamente habilitadas, iniciamos a parte do turismo. Para o diagnóstico do turismo é feito uma análise de capacidade de carga, quantos turistas e grupos de pessoas elas podem receber para a realização de visitas guiadas e elementos como a infraestrutura de acesso e alimentação na região para formar um combo de passeio, além dos valores cobrados. Ao todo, já foram visitadas quatro cachaçarias da região do Agreste”, revela Susylane.
Com as visitas, o Sebrae constatou que alguns empreendimentos já têm experiência em receber turistas, mas todos receberam orientações específicas dessa ação. Para outras, esse momento será o início do trabalho com o turismo, envolvendo parceiros como hotéis, agências de viagens, além do poder público, secretarias e prefeituras dos municípios envolvidos.
Até o momento, foram identificadas duas rotas da cachaça no Agreste. Cada rota envolverá, no mínimo, três municípios. Dois com visitas às cachaçarias e um para alimentação e apoio aos turistas. O Sebrae também vai preparar os equipamentos para a oferta de alimentação e venda de suvenires aos visitantes, já para iniciar as vendas do produto turístico.
“A ideia é que façamos ainda esse mês de setembro, uma rota piloto com o trade turístico, com as empresas do setor e órgãos públicos dos municípios para fazer rodar essa rota, e já comercializar esse produto na exposição da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em Olinda, de 21 a 23 deste mês, com o produto formatado e já com valores”, conclui Susylane Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário