Na terça-feira 13 de Setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, através do Conselho Municipal de Habitação, realizou uma Oficina de Capacitação sobre o papel do (a) conselheiro (a) no controle social da habitação. A capacitação foi realizada no Centro de Controle Social de Campo Alegre.
A oficina foi planejada pela Presidente do Conselho Luiza Santana, junto com os demais conselheiros e teve como objetivo nivelar os entendimentos dos conselheiros sobre a Política de Habitação e a importância da participação ativa e do controle social frente essa temática.
Os conteúdos explanados foram: Política de Habitação de Interesse Social e sua Abrangência nos Municípios; A importância da Participação e Controle Social na Habitação e nas demais Políticas Públicas; e Estratégias de Gestão e Financiamento referente à Política de Habitação e Controle Social.
A atividade foi um momento muito esclarecedor e cheio de troca de conhecimentos e experiências. No primeiro momento teve uma parte expositiva e no segundo momento uma dinâmica de grupo.
A oficina ampliou o olhar dos (as) conselheiros (as) sobre a Política de Habitação, fortalecendo com isso o controle social e a própria atuação dos (as) conselheiros (as) frente às demandas que Campo Alegre / Al revela. Tendo em vista, que a troca de conhecimento e experiências são essenciais para que o trabalho desenvolvido pelo respectivo conselho seja feito de maneira satisfatória e democrática.
O evento contou com a presença da palestrante Paula Zacarias que é Arquiteta e Urbanista (UFAL); Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Mestranda em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (UNIT/AL); Integrante do Observatório de Direitos Humanos e Interdisciplinaridade (ODHIN); Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat); Conselheira Titular e Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário