A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último sábado, 03 de setembro, um momento de vivência com os professores e professoras da Rede Municipal de Ensino na cidade de Penedo - Alagoas, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.
É importante destacar, que durante todo o mês de setembro as Instituições de Ensino estarão desenvolvendo atividades em comemoração aos 200 anos. A cidade de Penedo ergue-se sobre um rochedo às margens do rio São Francisco e conserva um patrimônio artístico e cultural de grande valor, tendo sido palco de importantes acontecimentos do Brasil Colonial.
As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de conventos e igrejas. Neste sentido, foi possível conhecer a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Cine Penedo, Praça Marechal Deodoro, Museu e fundação Casa do Penedo, Ciclo Operário, Convento Santo Antônio e Igreja Santa Maria dos Anjos, Praça Frei Camilo Lelys, Praça Barão de Penedo, Catedral Nossa Senhora do Rosário, Oratório dos Condenados, Casa de Aposentadoria Nova e Velha, Mirante da Rocheira, Largo do São Gonçalo, Teatro Sete de Setembro, Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, Igreja Nossa Senhora da Corrente, Museu Paço Imperial e Fundação Raimundo Marinho, Mercado de Artesanato de Penedo. Ao final do encontro foi possível realizar o passeio de barco até a margem sergipana na cidade de Santana de São Francisco.
Portanto, a vivência em Penedo possibilita aos professores da Rede Municipal de Ensino a compreender sobre a arte barroca e neoclássica do Estado em que conversa boa parte de seu patrimônio arquitetônico, a exemplo, do Centro Histórico que é como tivéssemos voltado ao tempo, fato que deu a ela o tombamento e título de Patrimônio Histórico Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário