Com o objetivo de promover estratégias para efetivação do trabalho desenvolvido nas salas de leitura em meio aos estímulos tecnológicos, na tarde desta terça-feira 21 de junho, a Secretaria Municipal de Educação sob a Coordenação de Avaliação Sistêmica e Recursos Didáticos realizou o 1º Arraiá Literário com os profissionais das salas de leituras e equipes gestoras.
O evento foi realizado no CESCA, com a participação de setenta profissionais da educação: Equipes gestoras, professores, Profissionais das salas de leituras das 15 Instituições de ensino da rede municipal. Um encontro que promoveu a interação entre as escolas do município para contribuir na melhoria da aprendizagem de todos os educandos em prol do resgate ao amor pela leitura.
Com o tema: Desafios da leitura literária em um mundo tecnológico, a palestrante Nádja Maria da Silva Azevedo, explanou sobre a importância do hábito de ler, como o professor deve atuar para mostrar aos alunos, a importância da leitura na nossa vida, e como as escolhas de textos e livros fazem a diferença no despertar a curiosidade do educando em relação a leitura e o envolvimento com a tecnologia.
O evento foi abrilhantado com uma apresentação dos alunos da Escola Virgem dos Pobres da educação infantil com o trabalho de incentivo à leitura na primeira infância, promovendo o contato com o universo literário.
Na ocasião estiveram presentes as escritoras Sônia Rocha da Silva e Jeane Tertuliano da Silva que apresentaram seus livros mostrando a importância da leitura, considerando que o aluno que lê constantemente possui melhores habilidades de comunicação e expressão, e assim se tornará um cidadão consciente e crítico em relação aos seus direitos e deveres.
Assim a coordenação de Avaliação Sistêmica e Recursos Didáticos busca incentivar o Leitura para desenvolver nos estudantes a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, a ampliação na habilidade da escrita.
A Secretaria Municipal de Educação fortalece a prática da leitura por meio de várias ações desenvolvidas tanto nas instituições de ensino quanto nas bibliotecas públicas, assim, a gestão municipal cumpre com o seu compromisso de formar uma sociedade mais crítica e que tenham a oportunidade de alçar voos cada vez maiores em prol de seu desenvolvimento pessoal e profissional, mas principalmente, melhorando suas relações humanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário