sexta-feira, 17 de maio de 2024

Campo Alegre realizará a X Semana do bebê no período de 20 a 24 de maio de 2024

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. Todos os anos de acordo com a lei municipal n° 836/2017 realizamos a Semana do Bebê no mês de agosto, porém excepcionalmente esse ano iremos realizar no mês de maio devido a finalização da edição do Selo UNICEF no mês de junho de 2024.

A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Durante toda a semana será realizada uma série de atividades entre palestras, rodas de conversas, consultas puerperais, exposições lúdicas e educativas, além de distribuição de materiais educativos com informações importantes para a promoção da saúde do bebê e da criança.

A abertura da X Semana do Bebê: "Acolhendo e Cuidando na Primeira Infância e em todas as nuances da vida" irá acontecer no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, às 08h30 no dia 20 de maio de 2024 e será um momento de transformar visões e potencializar ações, sendo fruto de uma construção coletiva.

Em Campo Alegre tanto na Sede como no Distrito Luziápolis a Semana do Bebê será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação e Secretaria Municipal Mulher, Juventude, Idoso e Família.

Nenhum comentário: