A 10ª Semana do Bebê de Campo Alegre movimentou bastante a Rede Municipal de Ensino do Município. Ao longo da semana, creches e escolas de Educação Infantil promoveram uma série de ações com foco no fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância, colocando em evidência que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da primeira infância, pois é nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto.
A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
As ações foram realizadas entre os dias 21 a 23 de maio, com uma programação diversa envolvendo as famílias, os profissionais e as crianças que foram os principais protagonistas neste processo.
A programação contou com várias atividades como: roda de conversas com as famílias sobre: deficiências na primeira infância: a importância do diagnóstico precoce; meu filho no processo de desenvolvimento; da gestação ao nascimento do bebê; memórias afetivas; oficinas para famílias e crianças: construção de brinquedos e brincadeiras, resgatando a importância das brincadeiras de infância; palestras para as educadoras: construção de relacionamentos afetivos.
A Semana do bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, é uma das principais estratégias de mobilização social mais bem-sucedidas do Brasil e seu objetivo central é assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário