A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Bucal, em alusão ao Dia Mundial da saúde bucal, realizou durante a semana de 25 de outubro a 07 de novembro, ações voltadas aos cuidados em saúde bucal. Todas as ações foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Os atendimentos foram realizados pelos cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal e demais membros das UBS. O encerramento da semana da saúde bucal, encerrou-se no dia 08 de novembro no dia D de Prevenção ao câncer bucal, no qual aconteceu a culminância onde foram realizadas palestras, panfletagens, entregas de kits de higiene bucal, orientações sobre o autoexame e rastreamento de lesões.
A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal no Brasil acontece de 01 a 09 de novembro e está prevista na Lei nº 13.230/2015. O objetivo da data é estimular, junto aos gestores e à população, ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas.
É importante estar atento aos fatores de risco e sintomas anormais frequentes. Possíveis causadores da doença: fumo, consumo de álcool, a idade, sexo oral e HPV, irritação na mucosa bucal por dentadura, coroas, exposição ao sol, imunossupressores.
Sintomas mais frequentes são: feridas na boca que não cicatrizam, dores na boca que não cessam (nas fases mais avançadas), nódulo persistente, espessamento na bochecha, áreas avermelhadas, esbranquiçadas na boca, garganta com irritação e sensação de algo preso, dificuldade na mastigação ou deglutição, dificuldade para movimentar a mandíbula, língua apresentando dormência ou outra área da boca.
De acordo com estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mostram que o Câncer Bucal se apresenta mais comumente em homens com idade acima dos 40 anos, aproximadamente 11.180 em homens devem apresentar a doença em até 2022 e mulheres 4.010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário