Nesta quinta-feira (25), o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS sede realizou mais uma edição do Projeto Conhecendo o CRAS, onde são explanados os serviços ofertados pelo setor através de salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta oportunidade a equipe técnica do CRAS realizou a explanação dos serviços para os usuários que aguardavam atendimento na Unidade Básica de Saúde Jorge Correia, na sede do município e na Unidade Básica de Saúde Antônio Joaquim Messias, localizado no Povoado Chã da Imbira.
Durante a explanação, a equipe técnica pontuou que o CRAS é a unidade do Sistema Único de Assistência Social - SUAS responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco, e para fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos beneficiários. Tendo como objetivo principal desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos que são atendidos no setor.
O momento foi conduzido pelas assistentes sociais Gabriela Rebêlo e Tâmara Alves e pela psicóloga Danielle Tavares que informaram alguns serviços ofertados pela unidade, como por exemplo, a Carteira da Pessoa Idosa; o Passe Livre para Transporte Interestadual de Pessoas Carentes com Deficiência; o Benefício de Prestação Continuada - BPC; o Programa Cartão Criança Alagoana - CRIA; Agendamento de perícia do INSS; e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que, está previsto para no ano que vem iniciar suas atividades no Povoado Chã da Imbira. Os usuários foram bem participativos, e aproveitaram o encontro para tirar suas dúvidas.
Ainda na ocasião foi pontuado aos presentes que a equipe técnica do CRAS realiza semanalmente visitas domiciliares aos beneficiários acompanhados pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, que consiste em atender famílias, com o intuito de acolher e entender o contexto familiar, e traçar estratégias para suas superações.
É importante ressaltar que o CRAS é um local público, de fácil acesso, que oferta todos os serviços de forma gratuita para a população e que a realização deste projeto objetiva ampliar a divulgação dos equipamentos sociais, de modo a garantir acesso e resolutividade aos munícipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário