quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Profissionais do CREAS debatem sobre diversidade com alunos da Rede Municipal de Ensino

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) promoveu nos dias 09 e 10 de novembro, ações e atividades de prevenção e combate a violação de direitos com o intuito de debater sobre Diversidade. Dessa vez a equipe técnica do CREAS realizou a explanação em dois momentos distintos, sendo um na sede do município e outro no Distrito Luziápolis. Na sede a ação ocorreu na Escola Professora Zenóbia Ferreira, no dia 09 de novembro, enquanto em Luziápolis ocorreu na Escola Felizardo de Souza no dia 10 de novembro.

A realização da atividade na sede do município aconteceu após articulação entre a senhora Ivanilda Santos, vice-diretora da instituição e a equipe técnica de referência do CREAS no dia 29 de outubro. Já no Distrito de Luziápolis a articulação aconteceu com a senhora Ângela, responsável pela direção da escola, no dia 03 de novembro.

Nosso objetivo foi levar o conceito de Diversidade para as escolas, na qualidade do que é diverso, ressaltamos a importância da diversidade e os motivos pelos quais precisamos combater as mazelas que assolam a convivência harmônica, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando uma sociedade mais justa.

A explanação nas escolas foi enriquecedora, pois contamos com a participação de alunos e educadores, estes que representam a sociedade, composta por pessoas de diferentes histórias e crenças e que convivem diariamente.

Nestas oportunidades a assistente social, Adrielle Martins e a psicóloga Alessandra Medeiros orientaram aos presentes sobre 1) Proteção Social Especial; 2) O que é o CREAS ? 3) Quem atendemos ? 4) Público Alvo; e 5) Serviços ofertados.

Também foi enfatizado no momento relacionado a pessoas e famílias que vivenciaram situações de ameaça e violação de direitos em decorrência de discriminação por raça/cor e etnia, gênero, idade, identidade de gênero, orientação sexual e deficiência. E a importância do respeito, evitando sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente e o aprendizado.


Nenhum comentário: