Rádio Web MJ

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Secretaria de Saúde realizou a Campanha ‘‘Fique Sabendo’’ no Distrito de Luziápolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, por meio das Equipes de Saúde da Família e Núcleo de Promoção da Saúde realizou mais uma etapa da Campanha “Fique Sabendo”, que busca incentivar a população a realizar a testagem para obter o diagnóstico precoce do HIV.

A mobilização foi realizada na Unidade Básica Central de Saúde do Distrito de Luziápolis PSF11, onde foram realizados 90 testes, para detecção de HIV e de Sífilis. Consonante as ações de prevenção e aconselhamento.

A campanha integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde para atender as ações voltadas para a conquista do selo UNICEF.

O teste rápido é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado, sigiloso, fica pronto em 15 minutos e é entregue em ambiente reservado, após aconselhamento. O aconselhamento é o momento em que a equipe conversa com a pessoa sobre possíveis experiências e tira dúvidas, entre outras questões.

O enfermeiro George da Rocha Leite Filho, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e da Atenção Básica, enfatiza que fazer o teste é uma atitude de quem se preocupa com a própria saúde e com a saúde coletiva.

É importante que a pessoa conheça a sua situação sorológica em relação ao HIV, principalmente porque o diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento. “É importante tratar o quanto antes para evitar que a pessoa adoeça de Aids. Apesar da Aids ainda não ter cura, é possível ter qualidade de vida. A adesão e o tratamento precoce é essencial para essa qualidade de vida”, destacou George.

Nenhum comentário: