segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano novo com problemas velhos: Estudantes da rede estadual em Campo Alegre não sabem se terão Ensino Médio em 2012

Incerteza preocupa aos alunos e a população em geral

O ano de 2012 mal começou e já trouxe a tona uma grande preocupação para professores, alunos e pais de alunos da rede estadual no município de Campo Alegre.

Onde, quando e como matricular os alunos do ensino médio em 2012? Essa é indagação feita nas ruas da cidade, nas escolas e inclusive nas redes sociais. Será que haverá a oferta Ensino Médio este ano?

O problema se dá por conta do desabamento do teto da Escola Dom Constantino que foi abaixo em agosto passado, e que após esse episódio a escola está finalizando o ano letivo de 2011 precariamente em escolas cedidas fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que cedeu os prédios da Escola Municipal Miguel Matias e da Escola Municipal Elita Tenório Maia, no Povoado Mineiro, para que as aulas não fossem paralisadas.

Além da Escola Estadual Dom Constantino, a Escola Estadual João Fernandes Vieira também teve seu prédio interditado devido falhas em sua estrutura.

“A Escola Estadual Dom Constantino continua no chão! Nem começou a reconstrução da primeira Escola que desabou”, declarou uma professora que leciona naquela unidade.

Sem contar que, todos os anos a demanda de alunos para o ensino médio tende a aumentar devido ao grande número de alunos que concluem o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino. O problema se agrava, ainda mais, pois a Escola Dom Constantino é a única no município que oferta o ensino Médio.

A posição da Secretaria Estadual de Educação

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, divulgou a lista de escolas a serem reformadas em caráter de urgência e o resultado do levantamento físico das unidades de ensino, dentro do que está previsto pelo Decreto de Urgência Administrativa, assinado pelo governador Teotônio Vilela Filho. Na ocasião, serão apresentadas as etapas e projetos na área de infra-estrutura a serem executados para que toda a rede seja atendida até dezembro de 2012.

Nesta lista, inclusive consta o nome das duas escolas de Campo Alegre, mas até o momento as obras não iniciaram, gerando esse impasse, e o início do ano letivo fica comprometido.

3 comentários:

Anônimo disse...

No artigo 10 inciso VI,da LDB,consta que aos estados da UNIÃO,cabe assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.Senhor governador de Alagoas, o que andam fazendo os responsáveis quando se trata da oferta do ensino médio aos alunos da escola Dom Constantino Lüers, em Campo Alegre já que a mesma, há quatro meses, teve parte de sua estrutura desabada e até agora nada se fez? O seu juramento quando da sua posse ainda é válido? Alunos e população não aguentam mais.

Anônimo disse...

Estamos aguardando pacientemente a deliberação da Secretaria de Estado da Educação para inicio das aulas em Campo Alegre afinal, só fazem 5 meses que uma sala da Dom Constantino desabou.

Romeu disse...

Mas que abisurdo e esse nao acredito onde estar o governado que nao estar vendo uma falta de respeito com os alunos ha mas as eleiçoes ven ai eu quero so ver o que vao falar mais que falta de consideraçao com a educaçao