quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

SCFV realiza atividade voltada para as famílias dos participantes do Projeto

Durante o ano de 2019, um dos temas abordados pelo Projeto CoMviver foi a respeito da temática sobre a família, realizando sempre trabalhos voltados para a participação dos pais e ou responsáveis no acompanhamento das crianças e adolescentes participantes deste Projeto. Deste modo, na segunda semana de dezembro foi realizada a Semana da Família para os familiares e participantes que fazem parte dos Serviços de Convivência da sede, Povoado Chã da Imbira e Distrito de Luziápolis.

O evento ocorreu em três momentos, sendo no dia 11 de dezembro no Serviço de Convivência do Povoado Chã da Imbira, o qual aconteceu através de um delicioso café da manhã, contando com a participação de 20 pais e 34 crianças e adolescentes.

No dia 12 de dezembro, através de um almoço no Serviço de Convivência de Campo Alegre, contando com a participação de 28 pais e responsáveis e 82 participantes dos grupos de convivência.  E no Distrito de Luziápolis, o evento também ocorreu dia 12 através de um almoço que contou com a participação de 120 pessoas.

No Povoado Chã da Imbira, o evento aconteceu com a fala inicial da Pedagoga do Projeto CoMviver, Verene Souza, a qual esteve destacando a importância do trabalho realizado dentro do Serviço de Convivência, assim como na escola e em casa, para que os pais estejam acompanhando as atividades que são realizadas com os filhos. Após este momento, os adolescentes do Projeto estiveram realizando uma apresentação com violão e em seguida foi servido o café da manhã.

Na sede, o evento foi marcado pela fala da Assistente Social do Projeto CoMviver, Jéssica Medeiros, que iniciou o discurso destacando a importância da família no acompanhamento de seus filhos, como também a necessidade em realizar um trabalho em conjunto com as famílias dos participantes, para que as atividades realizadas no Projeto tenham continuidade em casa. Ocorreu também apresentação do grupo de flautas, composta pelo grupo de crianças e adolescentes do Projeto CoMviver; música natalina apresentada através do coral do grupo de idosas de Campo Alegre, além da apresentação da voluntária Elitânia que esteve falando a respeito da família.

No Distrito de Luziápolis, a atividade foi marcada pela fala inicial da coordenadora Maria Nicolau, a qual destacou as atividades realizadas com os familiares ao longo deste ano, enfatizando a importância da participação dos responsáveis em cada uma delas. A semana da família também contou com roda de conversa e oficinas realizadas pelos oficineiros e orientadores sociais.

Vale destacar que ao final de cada evento houve sorteio de brindes e cesta natalina.

O Projeto

O Projeto CoMviver é financiado pelo Banco Itaú, por meio do Programa Itaú Social, através de doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e tem como objetivo proporcionar o aumento da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos e/ou com vínculos fragilizados.

O projeto é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania de Campo Alegre, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
 

Nenhum comentário: