O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da sede do município, realizou no dia 09 de dezembro mais uma edição do Projeto Conhecendo o CRAS. Nesta oportunidade, o público atendido foram os usuários e familiares atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), corroborando a integração entre os serviços públicos ofertados.
O projeto tem como objetivo divulgar os serviços ofertados pelo equipamento social – CRAS, a fim de que possamos atender as demandas com maior eficiência, assim como evitar a peregrinação dos usuários na busca por serviços, programas e projetos ofertados.
A atividade foi conduzida pela assistente social Gabriela Rebêlo, que socializou os serviços, ações, projetos e programas desenvolvidos e ofertados, com ênfase no Benefício de Prestação Continuada -BPC, conhecido popularmente como LOAS.
No momento foram informados acerca de: Quem tem direito? Quais são os critérios? Quais os documentos necessários? E, para romper com a privatização dos direitos sociais, destacou-se que o requerimento, assim como dúvidas acerca deste benefício podem ser dirimidas no CRAS, de forma gratuita.
A coordenadora do CRAS, Ingridd Gomes, pontua que o CRAS deve promover a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, pois é neste serviço que a pessoa com deficiência e seus familiares podem ser orientados sobre seus direitos, benefícios assistenciais, além de poderem participar do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“Desta maneira, esta edição do Projeto Conhecendo o CRAS teve o intuito de fortalecer essa informação e aproximar os usuários, ainda mais, deste setor como forma de promover a cidadania dos mesmos”, destacou a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário