terça-feira, 23 de setembro de 2025

Semana do Bebê: CREAS promove oficina sobre os cuidados da Infância

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS realiza o acompanhamento através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI, a famílias e indivíduos para que tenham apoio da equipe técnica, que é interdisciplinar, objetivando a superação de situações de violações de direitos vivenciadas.

O público foi convidado a participar de uma oficina sobre os "Cuidados da Infância" realizada na sede do município e no Distrito Luziápolis, com embasamento no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, de forma expositiva, esclarecendo conceitos sobre o que é infância e primeira infância, quais as responsabilidades em relação às crianças, o que é negligência, conceito de maus tratos, promovendo uma reflexão acerca do desenvolvimento integral das infâncias, pautada em vínculos afetivos estáveis, ambiente seguro e protegido e nutrição adequada.

Durante o encontro foi enfatizado sobre a Lei Menino Bernardo - Lei 13.010/2014, a qual atualizou o ECA que leva informações orientadoras, a fim de, inibir a naturalização das violências no cotidiano, para que crianças e adolescentes sejam "educados e cuidados sem o uso de castigos físicos e/ou tratamento cruel ou degradante como forma de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto" (Art. 18 - A).

As participantes realizaram atividade de fixação dos conteúdos apresentados e interação entre as famílias acompanhadas, colocando em cartazes figuras que demonstram violações de direitos e promoção de direitos.

Ações como essas são realizadas periodicamente no decorrer do ano e na Semana do Bebê são ampliadas, com o objetivo de demonstrar que tanto crianças, adolescentes e suas famílias têm sido assistidas pelos serviços socioassistenciais não só na Proteção Social Básica como também da Proteção Social Especial, objetivando contribuir com a melhoria da qualidade de vida, sem violações e munidas de informações que promovam a autonomia familiar.


Nenhum comentário: