sábado, 27 de setembro de 2025

Secretaria de Saúde de Campo Alegre Promove Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos

Neste sábado (27), a Prefeitura de Campo Alegre realiza o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em diversos pontos da cidade, Povoado Chã da Imbira e no Distrito Luziápolis.

Podem receber a vacina cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que ainda não tenham sido imunizados em 2025 e não estejam em uso de medicamentos nos últimos 30 dias. A aplicação é gratuita.

Para que todos possam vacinar seus cães e gatos com tranquilidade, a vacinação está sendo feita em períodos pré-determinados em cada região em postos fixos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Campo Alegre conta com 7.100 animais, sendo 2.500 gatos e 4600 cães. A meta é vacinar pelo menos 80% desses animais.

“A imunização dos cães e gatos é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana, que é uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade”, destacou a coordenadora de imunização Lyzandra Vitória.

Esse ano a vacinação que começou no dia 22 de setembro e vai até 31 de outubro está acontecendo em pontos fixos na sede, Povoado Chã da Imbira e Distrito Luziápolis. Os pontos funcionarão de segunda a sexta-feira no horário das 13h às 16h. Já no centro de Castração Animal funcionará no horário das 08h às 14h.

Confiram os pontos de vacinação:

Sede - Ginásio de Esportes João Matias, Academia de Saúde do Conjunto Olival Tenório; Ponto de Vans da Praça Central, Centro de Castração no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes e na Quadra Poliesportiva José Correia - Pimenteira;
Belo Horizonte - Quadra da Escola Rui Palmeira;
Chã da Imbira - Quadra Poliesportiva Edvânio Antônio;
Luziápolis - Quadra Poliesportiva Daniel José da Silva, Praça da Biblioteca e Setor Endemias.

A raiva é uma doença infecciosa com letalidade próxima a 100%. A transmissão ocorre principalmente pela saliva de animais doentes, geralmente por mordidas, mas também pode acontecer por arranhões ou contato com feridas e mucosas.

A aplicação da vacina é gratuita e continua sendo a maneira mais segura e eficaz de proteger contra a raiva, doença infecciosa grave cuja letalidade se aproxima de 100%.





Nenhum comentário: