Nesta sexta-feira 01 de agosto, começa mais uma Campanha do Agosto Lilás, que é o Mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Nas redes sociais a prefeita Pauline Pereira destacou o empenho do município na luta pela proteção as mulheres.
“Em Campo Alegre, a luta contra a violência contra a mulher vai muito além da denúncia. Aqui, mulher tem acolhimento, escuta, saúde, segurança e oportunidade”, destacou a prefeita Pauline Pereira.
“Cuidar de mulheres é mais do que proteger. É garantir dignidade todos os dias”, acrescentou Pauline.
Atualmente o município conta com 62 mulheres com medidas protetivas sendo acompanhadas semanalmente pela Patrulha Feminina Doutora Deolinda Araújo Lima, sendo: 43 na sede, 15 em Luziápolis, 3 no Povoado Chã da Imbira e 1 no povoado Mineiro.
No últimos anos o município de Campo Alegre adotou várias politicas públicas voltadas para as mulheres a exemplo da implantação da Secretaria da Mulher, no primeiro ano de gestão da prefeita Pauline Pereira.
Confiram algumas dessas conquistas:
✔ Patrulha Feminina atuando na proteção e no monitoramento;
✔ Atendimento psicológico e jurídico gratuito;
✔Sala Lilás no CRAS, com acolhimento especializado;
✔Campanhas nas escolas e nas ruas, conscientizando e prevenindo;
✔Academia da Saúde e o programa Hidro para Elas, promovendo bem-estar físico e emocional;
✔Habitação com dignidade: 95% das casas dos novos conjuntos já são lares de mulheres.
Entre outros espaços e oportunidades que foram desenvolvidos para as mulheres como os cursos de capacitação profissional gerando diversas oportunidades de empregos tanto no serviço público como na iniciativa privada.
AGOSTO LILÁS - A campanha Agosto Lilás foi criada no ano de 2020 em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. O texto legal criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi considerada uma forma de violação dos direitos humanos.