quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Secretaria de Saúde lança o projeto Cuidar De Todas as Formas visando combater a obesidade


Nesta quarta-feira 18, a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Nutricional, Academia de Saúde e Atenção Básica realizou a abertura do Projeto Cuidar de todas as formas. O projeto tem como objetivo modificar hábitos de vida que perpetuam a obesidade, por meio de atividades de educação em saúde e acompanhamento individualizado com uma equipe multiprofissional.

Devido ao aumento da prevalência, nas últimas décadas, a obesidade passou a ser um dos maiores problemas de saúde da humanidade, principalmente por ser um importante fator de risco para diversas patologias como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, doenças cardiovasculares e acarretar uma série de prejuízos à saúde do indivíduo, tais como dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos, distúrbios do aparelho locomotor, tendo como consequência maior risco de morte prematura ou redução da qualidade de vida do indivíduo.

A abertura do projeto aconteceu na Academia de Saúde de Luziápolis, com os pacientes da Unidade Básica de Saúde Audálio Antônio – UBS 05. Durante a abertura as nutricionistas falaram sobre a definição de obesidade, fatores de riscos, doenças associadas, diagnóstico e tratamento. Assim como orientações para uma alimentação saudável.

Os pacientes que participaram desse momento foram agendados para consultas individuais com nutricionista e psicólogo, para plano terapêutico individual e rastreio de doenças associadas e foram convidados a participar de um grupo de atividade física regular.

Participaram da ação o Secretário Adjunto de Saúde Regivan Farias, a Coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional Edlla Firmino, o Coordenador da Academia de Saúde Fernando Moura e sua equipe, as nutricionistas Betânia guimarães, Nidyanne Chagas, Anne Karollyne e Alice Tavares, a estagiária de nutrição Estephny, a diretora da UBS 05 Cleane Ananias, a enfermeira Danyelle Suzi e demais profissionais da unidade.



Nenhum comentário: