segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SCFV através do CRAS realiza Projeto Cine Convivência junto ao Projeto Fortalecendo Laços


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Sede do município, através do SCFV, realizou mais uma edição do Projeto Cine Convivência junto aos usuários do Projeto Fortalecendo Laços (PFL) direcionado ao público infantil, na tarde do dia 26 de agosto de 2021.

No dia 13 de agosto do corrente ano aconteceu a articulação com Edna, Coordenadora do PFL, para a realização da atividade. Essa ação também faz parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, considerando as situações prioritárias deste serviço.

A atividade foi realizada pela técnica de referência do CRAS, Danielle Tavares, e contou com a presença dos Psicólogos do PFL, Alex e Dayane. O Projeto Cine Convivência tem como objetivo central a promoção de espaços de debates, através da exibição de filmes de temáticas globais, de modo a intensificar as construções coletivas.

Na execução desta atividade foi exibido o filme “Astro boy”, que além de proporcionar momentos emocionantes, a animação também trata alguns temas importantes para as crianças refletirem, como por exemplo, a importância de uma convivência equilibrada com a tecnologia e preservação de recursos naturais, assim como a amizade e relação com a família.

Na oportunidade, foram provocadas discussões sobre os temas citados com o público infantil presente, foi um momento proveitoso onde os mesmos puderam interagir e expressar seus pontos de vista e maneira de lidar com a tecnologia.

Tema importante para ser discutido atualmente, pois, segundo especialistas a tecnologia pode ter um impacto no desenvolvimento infantil, a falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.

O CRAS é um órgão que investe na prevenção de riscos sociais, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Nenhum comentário: