quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Agosto Dourado: Secretaria de Saúde desenvolveu durante o mês ações de incentivo ao aleitamento materno


A Secretaria Municipal de Saúde através de todas as equipes da Atenção Primária a Saúde trabalhou durante todo o mês de Agosto a temática de incentivo ao aleitamento materno em alusão a Campanha do Agosto Dourado.

Semanalmente diversas ações foram realizadas com o objetivo de incentivar e promover o aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida do bebê e como complemento até os 2 anos de vida ou mais.

Grandes são os benefícios que o leite materno promove tanto para o bebê quanto para mãe, sem contar o fortalecimento do vínculo entre eles.

Essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês. Para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, o Agosto Dourado marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno.

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Nenhum comentário: