O ano letivo 2020 chegou ao fim nas instituições de ensino da Rede Pública Municipal. Um planejamento que de início havia sido pensado para ofertar a educação de modo tradicional, teve que ser reestruturado para se encaixar a um novo modo de fazer educação, tudo ocasionado pela surpresa do surgimento de uma pandemia mundial.
Com o impacto que a pandemia da Covid-19 causou no mundo e na rotina de cada um, veio também a oportunidade e o desafio de olhar para educação e pensar municipal e pensar no que fazer para assegurar aos alunos e direito a aprendizagem e minimizar ao máximo os danos causados pela paralização das aulas presenciais, que de início era algo passageiro, tratado como medida emergencial de contingência ao risco de contágio do novo vírus que assolava o mundo. Mas que, para surpresa de todos, acabou se tornando uma realidade que se estendeu por todo o ano letivo.
Os alunos matriculados na rede municipal de ensino passaram a receber um atendimento educacional diferenciado, e com o apoio da família, que foi fundamental durante esse período, a educação passou a ser ofertada por meio de plataformas digitais, que transformaram as ferramentas tecnológicas em aliadas da educação e não apenas em objetos utilizados para diversão.
Assim, deu-se início à implantação do Plano Emergencial de Intervenção Pedagógica – PEIP, que foi desenvolvido para dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como assegurar seu processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma nova metodologia para cada modalidade da educação básica, educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e EJA.
Ao longo da execução do PEIP, foram várias as iniciativas educacionais realizadas, para educação infantil, foram ofertadas vivências a serem desenvolvidas com o apoio familiar, que estimulavam a descoberta e o aprendizado, além de contação de histórias por meio do projeto Era uma vez, a tia conta para vocês, que disponibilizava podcasts para serem transmitidos via rádio, destinado as crianças da educação infantil. No ensino fundamental anos iniciais e finais, foi implantado o uso da ferramenta google sala de aula, um ambiente virtual, onde as instituições disponibilizavam as atividades pedagógicas, mediante orientação da Secretaria de Educação, para serem respondidas pelos alunos, e assim o professor dar um feedback dos resultados obtidos, além da distribuição de atividades impressas e pontos de acesso para alunos que moram áreas de difícil acesso e que não tinham como se conectar.
Já na modalidade EJA, além da distribuição das atividades impressas e da utilização da ferramenta google sala de aula, foi posto em prática também a realização do Programa Conexão EJA, transmitido ao vivo pela rádio local, com o intuito de orientar aos alunos sobre a resolução das atividades disponibilizadas, bem como uma forma de manter o vínculo entre aluno e escola.
Dentre todas essas inciativas, estão tantas outras que foram necessárias para dar continuidade ao processo educacional no período de paralização das aulas presenciais, iniciativas inovadoras para a educação de campo Alegre, e que já trouxeram grandes resultados.
“A educação de Campo Alegre, hoje, está entre as 10 melhores do estado de Alagoas, um estado que é composto por 102 municípios, uma marca considerável, mas que só foi possível alcançar graças ao comprometimento de uma gestão que leva a educação a sério, que compreende a importância de se ofertar o melhor. Se afastar da sala de aula não foi fácil, mas seguimos, nos refizemos, buscamos parcerias, transcendemos nossos limites, capacitamos profissionais e encerramos o ano letivo de 2020 com a sensação de dever cumprido, e com a certeza de que a educação jamais será a mesma, que temos grandes desafios pela frente, porém, tenho plena convicção de que todos os colaboradores, assim como a gestão desse município estará sempre disposta a dar o melhor de si”, disse a secretária de educação Graciene Alencar.
Assim se encerra mais um ano letivo, atípico, mas com resultados satisfatórios e com a expectativa de que as aulas presenciais possam retornar o quanto antes, para que se veja novamente, corredores cheios de risos e sonhos, porém, enquanto esse tão esperado dia não chega, a educação de prepara para receber seus alunos com segurança e principalmente para garantir a todos e a cada um a garanti de seu sucesso educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário