A Gestão Democrática da educação é um princípio definido na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996) e no Plano Municipal de Educação – PME, e pressupõe o envolvimento e a participação de todos nas ações voltadas ao desenvolvimento das políticas educacionais e da escola, inclusive na discussão, encaminhamento e avaliação de problemas e decisões, por meio do amplo acesso a informações, do diálogo e do respeito aos acordos coletivos.
Neste sentido, durante o mês de novembro a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE, tem consolidado suas ações nos processos de escuta e participação dos diferentes atores que a Rede Municipal compõe, entre eles, podemos destacar o trabalho dos Grêmios Estudantis nas Instituições de Ensino.
O segundo Encontro de formação teve como objetivo apresentar às atribuições do grêmio estudantil a frente da comunidade escolar, como também, apresentar o plano de ação para 2020 com o objetivo de transformar a escola em referência na educação e projetos, buscando 100% da participação dos estudantes.
Para a Técnica do Núcleo de Gestão Democrática Taysa Kawanny, o Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade democrática.
“Com o grêmio os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões. Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola”, destacou Kawanny.
O Grêmio Estudantil é composto por todos os estudantes matriculados na Unidade Escolar. Atuar efetivamente como gremista corresponde a desenvolver um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos, pois suas ações criam oportunidades para que os estudantes discutam, desenvolvam e fortaleçam ações que extrapolam os muros da escola.
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