terça-feira, 19 de novembro de 2019

Semana do Jovem Eleitor será realizada de 25 a 29 de novembro

Iniciativa é voltada aos jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo 

De 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral realiza em todo o país a Semana do Jovem Eleitor, que visa a conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. As ações, coordenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todos os estados, são voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020. 

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto para os eleitores nessa faixa etária é facultativo. Assim, ainda que tenham o título de eleitor, esses jovens não são obrigados a votar, nem sofrerão sanção caso não compareçam à votação. Apesar disso, a ideia da Semana do Jovem Eleitor é incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos.

Cada TRE será responsável por ações independentes em seus respectivos estados. Em alguns locais, há a previsão de ônibus itinerantes em escolas de ensino médio para fazer o alistamento eleitoral dos alunos, além de palestras sobre o tema e outras ações.

Local de atendimento em Campo Alegre

Para fazer o alistamento eleitoral, é preciso se dirigir ao Cartório Eleitoral de Campo Alegre, na Avenida João Fernandes Vieira, 495 (Antiga Rua Nova), informações pelo telefone: 3275-1128. De segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é de 7h30 às 13h30 e é preciso levar: documento de identificação oficial com foto (pode ser identidade ou carteira de trabalho) e comprovante de residência (no caso dos menores, pode ser do responsável).

Fechamento do cadastro

Com a Semana do Jovem Eleitor, a Corregedoria-Geral Eleitoral espera diminuir o fluxo de atendimento na última semana antes do fechamento do Cadastro Eleitoral, legalmente previsto para o dia 7 de maio.

Sendo assim, todos os eleitores que ainda não têm título de eleitor e aqueles que precisam regularizar a situação devem comparecer a um cartório eleitoral até o dia 6 de maio de 2020. A medida é necessária para que os cidadãos possam votar normalmente nas próximas eleições municipais, marcadas para o dia 4 de outubro do ano que vem.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Nenhum comentário: