A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre tem investido em ações de prevenção e promoção à saúde no enfrentamento da Leishmaniose Visceral (LV), também conhecida como calazar. A doença é considerada crônica grave, potencialmente fatal para o homem, cuja letalidade pode alcançar 10% quando não se institui o tratamento adequado.
A equipe de Endemias além de testes rápidos vem realizando várias ações como as de controle vetorial, associadas ao inquérito canino, investigação e busca ativa de casos suspeitos diagnosticados precocemente, além da promoção e prevenção junto à população.
As ações tem o objetivo de reduzir a incidência da doença no município, e para isso foi realizada capacitação para os profissionais de saúde sobre os aspectos clínicos da LV e sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
No povoado Chã da Imbira já foram realizados 172 testes rápidos para os cães e no Distrito de Luziápolis 90 testes.
A Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar é uma das enfermidades que mais afeta os cães e gatos no Brasil. A doença é transmitida através da picada do mosquito palha, que ao picar, introduz o protozoário na corrente sanguínea do hospedeiro.
Os sintomas da doença são diversos, o mais aparente são machucados que não saram nunca e feridas na orelha também são comuns e servem de alerta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário