quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Projeto Cine Convivência discute o combate ao racismo e preconceito no SCFV

No mês de outubro, tradicionalmente, são elaboradas atividades voltadas para a diversão e resgate de brincadeiras tradicionais em comemoração ao dia da criança, pensando nessas brincadeiras o CRAS da Sede vislumbrou um momento de falar sério sobre o tema Raça e Etnia. Esse momento tem como base o planejamento elaborado entre os CRAS do município de Campo Alegre e seus núcleos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A atividade do Projeto Cine Convivência foi realizada na tarde do dia 14 de outubro, com a exibição do curta metragem brasileiro O xadrez das cores, que conta a história de uma idosa e sua empregada negra. A relação entre as duas é repleta de preconceitos e de racismo, o curta retratou que aos poucos e diante de algumas atitudes o preconceito e racismo podem e devem ser combatidos por meio da mudança de comportamentos e atitudes, e não através da imposição ou violência física e verbal, de maneira a construir relações de afeto e respeito mútuo.

Antes da exibição foi realizado um diálogo dirigido pela assistente social do CRAS Lucélia Bispo, onde questões, pertinentes a esta temática, foram abordadas e, posteriormente, foi realizada discussão sobre a cultura africana através de pinturas corporais e músicas infantis afro, valorizando a cultura desse povo, proporcionando o conhecimento acerca de novas culturas.

Nenhum comentário: