Com a política de ofertar sempre o bem estar e a saúde dos munícipes, a Secretaria de Saúde de Campo Alegre, passa a oferecer aos recém-nascidos na maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo (UMSAM) um importante exame conhecido como TESTE DO CORAÇÃOZINHO, o qual é essencial para a detecção precoce das cardiopatias congênitas.
Esse exame é rápido e indolor e pode salvar a vida dos bebês que nascem com problemas cardíacos. Ele deve ser realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida da criança e consiste na aferição da oximetria de pulso (medição do quantitativo de oxigênio que o sangue está transportando) de forma rotineira em recém-nascidos, antes da alta hospitalar.
Todo ano no Brasil, estima-se que nasçam aproximadamente trinta mil crianças com problemas no coração, por isso a grande importância do Teste do Coraçãozinho está em seu diagnóstico precoce e na possibilidade de um tratamento imediato.
As cardiopatias congênitas consistem em anomalias originadas por defeitos anatômicos do coração ou dos grandes vasos associados, que produzem insuficiência circulatória e respiratória e outras consequências graves. Dessa forma, quanto mais cedo detectadas essas anomalias, maior será a probabilidade de tratamento e de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário