sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Escola Hildebrando realiza ação educativa na Praça Central através da Tenda dos tributos

A Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, realizou nessa quinta-feira (10) uma ação educativa na praça central de Campo Alegre sobre o projeto de Educação Fiscal, que este ano traz como Tema: Uma Nova Escola: “Construindo Cidadania”.

O projeto tem como objetivo apresentar a comunidade local, através da observação, reflexão e divulgação, a fim de sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, apresentando a própria escola como produto da correta aplicação de recursos advindos da arrecadação tributária.

Os alunos explanaram de forma interativa, dinâmica e com muito conhecimento sobre a importância e colaboração dos munícipes para que se possa manter e ampliar os benefícios em prol da comunidade local, sempre focando cada vez mais em conscientizar a população, para que seja possível ter uma cidade cada vez mais evoluída.

Os alunos apresentaram como se dar o ciclo dos tributos,  do contribuinte ao estado que administra e retorna em forma de serviços básicos essenciais, como saúde, segurança e educação. Dezenas de pessoas visitaram a tenda e ficaram encantados com o que foi explanado de forma interativa e dinâmica.

O projeto Uma Nova Escola: “Construindo Cidadania” está sendo desenvolvido mediante as observações nas modificações físicas e metodológicas na Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães. Essa remodelação tem a finalidade de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando melhor conforto aos alunos e trazendo um método inovador, onde os alunos assistem às aulas em salas temáticas, onde contém os materiais necessários de acordo com o eixo temático que são quatro: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte), Matemática (Matemática e Empreendedorismo), Ciências da Natureza (Ciências, Educação Ambiental e Educação Física) e Ciências Humanas (História, Geografia e Ensino Religioso).

Além das mudanças na estrutura, ampliação e mudança na metodologia, com a reforma foi preciso revitalizar a Horta Escolar, um laboratório de estudos ao ar livre, os discentes mobilizaram-se na arrecadação de garrafas pet, pneus usados, etc. Esses materiais são utilizados na decoração do espaço, sendo que as hortaliças produzidas são para o consumo interno, obtendo uma alimentação mais saudável e economizando na compra de legumes e verduras.

Estiveram presentes o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal em Alagoas, Yuri Miranda, o senhor Jesus Lins representante da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) avaliador do Prêmio Nacional de Educação fiscal, o vereador Josevan Batista, a secretária de educação Graciene Alencar Monteiro, a secretária adjunta de educação Marcia Nascimento, o secretário da Indústria e comércio Francisco Joaquim e representantes da comissão de educação fiscal municipal, Jane Cleide Vicente, Maria Cleide Farias e Denis Souza.

Outras ações ainda serão realizadas a fim de mostrar à comunidade a importância de se discutir educação fiscal.
 

Nenhum comentário: