quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Secretaria de Saúde oferece Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó

O NutriSUS é um programa de suplementação alimentar do governo federal, desenvolvido para crianças de baixo peso ou com anemia.

As crianças que estudam nos Centros de Educação Infantil de Campo Alegre, passaram a contar com os benefícios da Estratégia NutriSUS,  que tem como objetivo prevenir anemias e controlar carências nutricionais na infância.  

Em Campo Alegre durante toda a 3° semana do mês  de fevereiro em todos os Centros de Educação Infantil,  houve palestras de orientações com a coordenadora de vigilância  nutricional Edlla Firmino que orientou  todos os pais sobre a importância do  NutriSUS para o desenvolvimento das crianças, assim como a  alimentação  saudável ofertada nas escolas e   orientações  para permanência em suas residências.

O Ministério da Saúde investiu recursos para a aquisição de sachês de vitaminas e minerais que irão fortificar a alimentação ofertada nas creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE). 

Os sachês multivitamínicos da ação, é resultado da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Educação. 

Sobre o NutriSUS é  importante saber que:

O NutriSUS tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil e a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e mineiras, mediante a adição direta de micronutrientes em pó aos alimentos que a criança, com idade mínima entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, vai consumir em uma de suas refeições diárias. Com o uso correto da fortificação, a carência de ferro em uma criança diminui 51% em um ano. 

O consumo do sachê deve ser feito durante 60 dias (1 sachê ao dia) e ter uma pausa entre três à quatro meses. O ciclo deverá se repetir até a criança completar toda a faixa etária exigida pelo Ministério (7 anos).

Saúde, Educação, Assistência Social e Programa Saúde na Escola, todos unidos em prol do desenvolvimento de nossas crianças.
 

Nenhum comentário: