terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Coordenação do Projeto Fortalecendo Laços apresenta metodologia em setores públicos

A Prefeitura de Campo Alegre iniciou as atividades do Projeto Fortalecendo laços. O projeto que é financiado pelo Banco Santander, através do Programa Amigo de valor desenvolverá no município o Centro de atendimento psicossocial.

O projeto foi elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e está sendo executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania. 

O projeto contará com a implantação do Centro de atendimento psicossocial, visando o atendimento de crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com faixa etária de 07 a 17 anos que tenham sido atendidos e/ou encaminhados pela rede de proteção e atendimento, enquanto vítimas de maus-tratos (violência física, psicológica, negligência, omissão e abandono) e/ou com problemas de convívio familiar; residentes em localidades apontadas com elevados níveis de consumo de álcool e outras drogas.

Segundo a coordenadora Tâmara Alves, a equipe técnica do projeto começou a visitar os setores públicos do município, com objetivo de apresentar o projeto para os profissionais das secretarias municipais, e fortalecer a integração das equipes para execução das ações voltadas para as crianças e adolescentes do município, enfatizando o compromisso de todos para garantia dos direitos designados a esse público.

O objetivo é proporcionar o aumento da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situações de violências, violação de direitos e/ou com vínculos fragilizados ou rompidos, residentes nos bairros com vulnerabilidade, mediante o rompimento de ciclos de violência.

Pretende-se também ressignificar (ou significar) o senso de pertencimento familiar, redução de danos psicossociais, melhorando assim a promoção (acesso) dos direitos sociais e individuais.

Ainda como ação paralela, através da realização de capacitações, com o objetivo de uma maior integração operacional entre as políticas públicas de modo a garantir a prioridade absoluta no atendimento e na formulação das políticas públicas, como está preconizado no ECA.

O atendimento psicossocial no distrito Luziápolis será efetivado no Centro Administrativo Multissetorial as segundas-feiras no período matutino das 8:00h às 12:00h, e quartas e sextas-feiras no período matutino das 8:00h às 12:00h e no período vespertino das 13:0h às 17:00h. Na sede Campo Alegre o serviço funcionará na Avenida Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães – centro, de segunda a sexta-feira das 8:00h às 12:00h, e das 13:00h às 17:00h.
 

Nenhum comentário: