A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, através da Atenção Primária a Saúde (APS) iniciou no mês de Abril o projeto de acessibilidade ao Dispositivo Intrauterino (DIU) através do Sistema Único de Saúde (SUS) e após dois meses de oferta, nesta quinta-feira 06 de Julho, chegamos a marca de 50 mulheres campo-alegrenses contempladas com a implantação desse importante método contraceptivo, inserido pela Enfermeira de referência, Micheline Guimarães.
O DIU, considerado um LARC, que quer dizer contraceptivo de longa duração, e é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo inteiro por ser seguro, eficaz, e reversível, mas era uma realidade muito distante para muitas mulheres. Mas através da Atenção Primária à Saúde do município, as mulheres campo-alegrenses conseguem ter acesso ao serviço de forma rápida e sem burocracia.
Para ter acesso ao serviço, a mulher interessada deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, passar por uma consulta com a enfermeira, pegar seu encaminhamento e marcar a data da inserção na Central de Marcação do município.
Após a inserção do DIU, a mulher terá até 12 anos de contracepção garantida com qualidade de vida e livre dos riscos dos métodos hormonais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário