A Secretaria Municipal de Saúde, através das coordenações de Saúde Bucal e Atenção Básica, intensificaram durante a semana no período de 15 a 26 de fevereiro, com os grupos de gestantes, a importância da realização do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde.
O serviço de Saúde Bucal intensificou as orientações da relevante importância do pré-natal odontológico. Através das ações nas salas de espera foram realizadas palestras evidenciando a importância do pré-natal odontológico como fator decisivo para evitar complicações na gestação, na saúde bucal da mãe e do bebê.
Devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação aumentam o surgimento de inflamações na gengiva (gengivite), sensibilidades e até mesmo hiperplasias gengivais (crescimento excessivo da gengiva).
A consulta regular ao Cirurgião-Dentista previne infeções bucais que aumentam o risco do bebê nascer prematuro ou com baixo peso. O pré-natal odontológico também previne doenças que afetam a saúde da mãe e do bebê, a exemplo da diabetes gestacional. Além de evitar a formação de placa bacteriana aliada às alterações hormonais. Esse cuidado é capaz, inclusive, de barrar a evolução da gengivite para uma doença periodontal.
Muito além de evitar que problemas de saúde bucal, a assistência odontológica também é essencial como medida preventiva ao surgimento de outras doenças. O pré-natal odontológico também viabiliza que o Cirurgião-Dentista oriente a mãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal do bebê.
O objetivo das ações é proporcionar assistência às gestantes, e atender os indicadores do Programa Previne Brasil, o novo programa de monitoramento do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário