Nos dias 10 e 18 de fevereiro, os Conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, participaram de uma formação que teve como tema: “O Sistema Único de Assistência e sua interface com o controle social”.
O objetivo da formação foi desenvolver com os participantes os conhecimentos necessários ao exercício de suas funções enquanto conselheiros, de forma a contribuir para a efetividade do controle social da Política de Proteção Social Não Contributiva.
A formação foi ministrada pela Assistente Social Isabela Larisse, que iniciou explicando sobre a importância do papel dos Conselheiros para da voz a população. Em seguida, foi trabalhado sobre o marco histórico da Política de Assistência Social, a qual de início era vista na ótica da benesse, caridade, filantropia e a partir da Constituição Federal de 1988 foi vista na ótica de direitos, sendo dever do Estado e direito do cidadão que dela necessitar.
Durante a Formação os seguintes tópicos foram trabalhados: O Sistema Único de Assistência Social e suas interfaces; O conhecimento da Lei Orgânica de Assistência Social; O Conhecimento da Política Nacional de Assistência Social; O Conhecimento dos instrumentos normativos – NOB SUAS; NOB RH; Tipificação Nacional dos serviços socioassistenciais.
Ao final da formação os Conselheiros foram informados que receberão Certificado de participação equivalente há 8 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário