O Instituto de Administração e Tecnologia - ADM&TEC, divulgou no ultimo dia 11 de fevereiro o resultado do Concurso para preenchimento de vagas na Guarda Municipal de Campo Alegre. O certame ofertou 40 vagas, sendo 34 vagas para ampla concorrência, 04 vagas para o sexo feminino e 02 vagas para pessoa com deficiência - PCD.
O resultado divulgado foi frustrante para os candidatos que são moradores do município, pois após avaliação da lista de nomes dos aprovados nas primeiras colocações, constatamos que nenhum dos candidatos que residem em Campo Alegre ficou dentro das vagas ofertadas.
O resultado abre uma reflexão sobre a realização de concursos, sobretudo para aquelas pessoas que vivem cobrando a realização de concursos. Mas será que estão preparadas para a grande concorrência?
Os concursos públicos são abertos para concorrentes de quaisquer município ou estado do Brasil, trazendo pessoas chamadas "concurseiros" de várias partes para serem aprovados e assim ocupar os cargos dentro do município, deixando pessoas da cidade sem seus postos de trabalho.
No município principalmente os vereadores de oposição são os maiores defensores da realização de Concursos públicos, ou seja, são eles os maiores defensores que as pessoas do município percam seus empregos, eles defendem uma concorrência que as vagas sejam disputadas por pessoas de outros municípios, e como já mostra o resultado do Concurso da Guarda Municipal promovendo assim um grande desemprego na cidade.
A Legislação deveria tratar os concursos municipais de uma maneira diferente dos concursos a nível estadual e até nacional, deixando a concorrência para determinados cargos exclusivamente para os moradores dos municípios em que residem. É o que penso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário