Com apenas 04 leitos ocupados por pacientes positivos para Covid-19 na ala dos leitos exclusivos para tratamento da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre comunica que a Unidade Mista Senador Arnon de Melo está desativando, nesta quarta-feira (01), o funcionamento como Polo de Atendimento Regional para Tratamento da doença.
A Unidade passou a funcionar como Polo regional desde 26 de abril de 2020, através de parceria com o Governo do Estado de Alagoas, chegando a contar com 60 leitos exclusivos para tratamento de pessoas com Covid-19, e atingindo ocupação de 37 pacientes internos. Durante este período 538 pacientes de vários municípios alagoanos foram curados. A unidade atualmente conta com 05 leitos exclusivos para Covid-19, tendo no momento 04 pacientes internos em recuperação da doença.
A desativação do Polo regional foi baseada no atual cenário que mostra declínio no número de casos de contaminação pela doença em todo estado de Alagoas. A redução de casos positivos, de pacientes internados e de óbitos por pessoas infectadas pelo coronavírus está relacionada ao avanço da vacinação.
O município semanalmente vem divulgando os números de acompanhamento da pandemia, inclusive chegando a ficar 13 dias consecutivos sem registrar novos casos.
“Campo Alegre é um dos municípios que mais avançou na vacinação, as vacinas foram disponibilizadas para todas as pessoas acima de 18 anos, portanto quem tem acima de 18 anos e ainda não tomou a primeira dose da vacina, não deixe de se vacinar, procure um dos pontos de vacinação para ser imunizado, para que possamos continuar nos libertando dessa pandemia”, destaca a secretária de Saúde Isys Roberta.
A secretária ainda destacou que o funcionamento do Polo só foi possível graças à parceria com o Governo do Estado, que durante esse período de funcionamento o município recebeu um incremento do estado para manutenção do Polo.
A Secretaria Estadual de Saúde notificou o município da desativação do Polo através de oficio. Confira parte do comunicado:
“A Secretaria Executiva de Ações de Saúde - SEAS vem por meio deste informar que diante do novo cenário, que apresenta condições epidemiológicas favoráveis, com redução acentuada de pacientes diagnosticados com coronavírus, com sintomatologia leve ou grave, com indicação de internação, identificamos a necessidade de desmobilização dos leitos clínicos e de UTI, por meio da rescisão da avença contratual celebrada entre a Secretaria de Estado da Saúde e vossa Unidade Hospitalar”.
Apesar do cenário de declínio da pandemia, as autoridades de saúde afirmam que para evitar uma nova onda de casos é necessário manter as medidas de proteção contra a infecção, como o uso de máscara, a constante higienização das mãos e evitar aglomerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário